em Uncategorized

Você pode estar trabalhando enquanto já deveria estar aposentado!

O trabalhador de todos os tipos (não só enfermeiros e médicos, mas também técnicos, almoxarifes, TI, RH, etc…) em hospitais, clínicas médicas, veterinárias, ou algum outro local “parecido”, tem direito à aposentadoria especial, ou seja, uma aposentadoria antecipada, por conta da exposição ao risco biológico de contaminação por vírus, bactérias, fungos, ainda mais em época de pandemia de COVID-19.

O requisito para se aposentar nesta modalidade é de 25 anos de trabalho, e o valor da aposentadoria é a média cheia, sem qualquer diminuição.

O caminho para conseguir o benefício não costuma ser fácil (apenas 10% dos trabalhadores conseguem a aposentadoria especial direto no INSS) mas com o apoio técnico necessário e a juntada de todos os documentos pedidos é possível.

O primeiro passo para pedir a contagem especial é agendar o pedido num posto do INSS e aguardar a resposta do requerimento. Em caso de recusa, a orientação é ir à Justiça.

Não tenho 25 anos de tempo de trabalho especial, e agora?

Calma, ainda tem saída. O trabalhador que não tem tempo suficiente em atividade insalubre para pedir o benefício especial pode converter o período trabalhado nessas condições e antecipar a aposentadoria por tempo de contribuição.

Ou ainda, pode reconhecer como especial outro período trabalhado em outra atividade especial (como em contato com produtos químicos, risco de incêndio e explosão, e afins, pode ficar sabendo mais sobre isso nesse nosso post: https://marksbatista.adv.br/2020/07/21/258/) e juntar com o período especial trabalhado na saúde, para então formar os 25 anos de especial.

De todo modo, mesmo que ainda não tenha completado os requisitos para se aposentar, é necessário conhecer os seus direitos!

Mande sua mensagem
Olá! Como o Marks Batista pode lhe ajudar?