em Uncategorized

Sou trabalhador na indústria metalúrgica (fundição, fabricação, soldagem, dobra, moldagem), quanto tempo eu preciso trabalhar para me aposentar? Tenho algum benefício? Quais os requisitos? Qual o valor?

Quem trabalha na indústria metalúrgica já deve ter ouvido algo a respeito de alguns benefícios na sua aposentadoria. Na tentativa de parar com o “disse me disse” aqui vamos explicar em os pontos mais importantes do que você precisa saber, fácil e sem enrolação.

O que é? Se você trabalha na indústria metalúrgica, você provavelmente tem direito à “aposentadoria especial”, que é uma modalidade de aposentadoria antecipada, precisando de apenas 25 anos de trabalho/contribuição, ao passo que o trabalhador “comum” precisa ter 35 anos.

Por quê? Isso se dá pela exposição a agentes que causam mal à saúde, como por exemplo os fumos metálicos de chumbo, ferro, cromo (gases e vapores que saem da fusão dos metais), hidrocarbonetos (óleos, graxas, solventes, combustível), sílica livre (partículas de minerais como areia, quartzo) e o ruído. Atenção aqui, pois não é APENAS o ruído que dá direito à especial, mas também todos os outros citados.

Como? Para conseguir se aposentar pela especial é preciso comprovar o contato durante o trabalho com estes elementos, mediante a apresentação do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

“- Ah, mas Rafael, a empresa já fechou e eu não tenho como obter o PPP”.

Calma! Não tem problema. Ou melhor, tem, mas dá pra contornar. Basta que consigamos um documento de uma empresa parecida (outra indústria metalúrgica) e a ajudinha de um ou dois colegas de trabalho que possam falar como testemunhas.

“ – Ah, mas Rafael, eu não tenho tudo isso de trabalho na metalurgia.”

Calma! É muito comum se preencher o restante do tempo especial com alguma outra atividade que você já exerceu, como por exemplo o trabalho em obras, posto de gasolina, e em diversos outros tipos de indústria (tintas, explosivos, madeireira, cimento, etc.). Sobre isso, saiba que existem muitas atividades que são consideradas especiais, mas poucas pessoas sabem disso! (para saber mais, visite esta matéria https://marksbatista.adv.br/2020/07/21/258/)

Quanto? O valor (R$) da aposentadoria especial é o equivalente à média de todos os salários que você já recebeu, sem nenhuma diminuição, isto significa que, financeiramente falando, é uma das melhores aposentadorias que o INSS pode dar.

A Reforma da Previdência mudou algumas coisas a respeito da aposentadoria especial, mas ela ainda possui esta mesma estrutura.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

Mande sua mensagem
Olá! Como o Marks Batista pode lhe ajudar?